CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sábado, 20 de abril de 2024.

Embrapa lança plataforma de dados espaciais do Matopiba na Agrotins 2020

A Embrapa Territorial (Campinas, SP) desenvolveu uma plataforma que disponibiliza, de forma interativa e integrada, mapas e dados sobre o Matopiba, acrônimo criado com as iniciais dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, para identificar uma região de cerrado com forte expansão agropecuária nas últimas décadas. Denominada GeoMatopiba, a tecnologia será lançada na manhã da próxima quinta-feira, dia 28 de maio, durante o encontro de secretários de Agricultura da região na Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). Na ocasião está prevista a assinatura de um protocolo de intenções para formalização de parceria entre a Secretaria de Agricultura do Tocantins (SEAGRO/TO) e a Embrapa Territorial. A plataforma GeoMatopiba é gratuita e pode ser acessada pelo endereço www.embrapa.br/geomatopiba.

A ferramenta conta com dois pontos de entrada: o GeoWeb Matopiba e os painéis interativos. O GeoWeb Matopiba é um sistema de inteligência territorial que hospeda cerca de 200 planos de informação cartográficos - em diferentes níveis territoriais - organizados nos quadros: natural, agrário, agrícola, de infraestrutura e socioeconômico. O produto foi lançado em 2015 e, desde então, está disponível para uso no portal da Embrapa Territorial.

Os painéis interativos, novidades lançadas pela plataforma, visam complementar os dados do GeoWeb e fornecem uma estrutura de navegação guiada contendo, além de mapas, tabelas e gráficos dinâmicos, passíveis de filtragem. Os painéis estão organizados em quatro temáticas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Essas temáticas foram sumarizadas em um painel agregador, ponto de entrada na plataforma, que provê um panorama geral da agropecuária regional entre os anos de 2013 a 2018, em nível municipal.

A plataforma foi publicada de forma integrada com o Portal da Embrapa, o que garante uma interface adaptável para diferentes telas, podendo ser visualizada também em dispositivos móveis. Todos os dados estão disponíveis para download em diferentes formatos.

César Halum, titular da SEAGRO/TO, confirma a potencialidade da tecnologia para o planejamento de políticas públicas nos quatro estados componentes do Matopiba. Como ele aponta, as configurações do solo e do clima são bastante equivalentes nos territórios dentro do Matopiba, o que torna essas informações, portanto, de comum interesse para os gestores da região.

O GeoMatopiba veio para completar uma lacuna de dados espaciais da região. É o que avalia Lucíola Magalhães, chefe de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial e coordenadora do projeto de estruturação da plataforma. Segundo ela, os novos dados, atualizados e disponibilizados de forma integrada e bastante acessível, buscam ampliar o acesso à informação pelos diferentes públicos e facilitar a tomada de decisão, ou ao menos, suscitar novas perguntas. “Para aqueles que querem atuar ou já atuam no Matopiba, essa ferramenta é uma oportunidade de facilitar diálogos e apoiar a extensão rural e a assistência técnica”, complementa a gestora.

CAR e Macrologística do Tocantins

Durante o encontro com os secretários, o centro de pesquisa campineiro também divulgará em números a contribuição do homem do campo do Tocantins para a preservação ambiental. O estudo resulta da análise dos dados geocodificados do Cadastro Ambiental Rural (CAR), base de dados coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro com informações sobre os imóveis rurais no País.

Também serão mencionadas obras prioritárias para aumentar a competitividade do agronegócio brasileiro com repercussões diretas sobre o território tocantinense.

::Serviço:
Lançamento da plataforma digital GeoMatopiba
Data: quinta-feira, dia 28 de maio
Horário: 9h30
Endereço: https://agrotins.to.gov.br/

Mais informações sobre o tema:
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.gov.br


Notícia de 26/05/2020.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.