CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, quinta-feira, 28 de março de 2024.

Tecnologias para a cadeia produtiva de hortaliças disponíveis na AgroBrasília Digital 2020

A Embrapa Hortaliças (Brasília –DF) apresenta diversas tecnologias para a cadeia produtiva na edição digital da Feira Internacional dos Cerrados – AgroBrasília, que ocorre de 6 a 10 de julho. Além dos lançamentos da cultivar de cenoura para cultivo orgânico e do curso de produção de PANC para consumo doméstico, o centro de pesquisa disponibiliza informações sobre cultivares de alface, alho, cenoura e tomate na vitrine tecnológica virtual.

Nutrição mineral de hortaliças em cultivo sem solo é o tema da palestra do pesquisador Ítalo Guedes. O especialista apresenta conceitos básicos de nutrição mineral de plantas, técnicas de cultivo sem solo, química da solução nutritiva e aspectos teóricos e práticos do manejo do fornecimento de nutrientes a hortaliças em sistema de produção sem solo. Confira aqui a palestra gravada.

Vitrine tecnológica virtual da Embrapa na AgroBrasília Digital

Alface

A cultivar BRS Mediterrânea é uma alface de folhas crespas de coloração verde-clara. Ela apresenta resistência à doença de solo denominada fusariose e aos nematoides-das-galhas, o que contribui para a menor necessidade de aporte de agrotóxicos nos cultivos de alface.

Outro destaque da cultivar é ser mais tolerante às altas temperaturas e ao florescimento precoce ocasionado pelo calor, ou seja, mesmo em condições de temperatura superior à faixa de temperatura ótima para cultivo, a planta atinge o tamanho comercial desejável no momento da colheita.

Alho

Considerado um alho semi-nobre, a cultivar BRS Hozan apresenta alta qualidade e uniformidade de bulbos (cabeças) e não precisa passar pelo processo de vernalização para ser cultivado no Brasil. Após a seleção e multiplicação, as plantas passaram pelo processo de limpeza de viral no Programa de Alho Livre de Vírus da Embrapa Hortaliças para garantir sua qualidade fisiológica e sanitária e, assim, contribuir para o estabelecimento de uma lavoura vigorosa e uniforme.

Classificada como uma cultivar de ciclo médio, em torno de 150 dias, o BRS Hozan é recomendado para produtores das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste que cultivam alho comum, permitindo a substituição de cultivares com número excessivo de bulbilhos e baixa aceitação comercial. A produtividade média é de 11 t/ha podendo chegar a 13 toneladas, dependendo do manejo e sistema de produção.

Cenoura

Primeira cultivar nacional desenvolvida e validada exclusivamente para sistemas orgânicos de produção, a cenoura BRS Paranoá apresenta alta resistência ao complexo da queima-das-folhas, causado pelos fungos Alternaria dauci, Cercospora carotae e pela bactéria Xanthomonas hortorum pv. carotae, dispensando completamente qualquer tipo de controle para essa doença.

A BRS Paranoá é uma cultivar de verão, de polinização aberta, indicada para plantio entre outubro e março em todas as regiões produtoras de cenoura do Brasil. A cultivar também foi validada no sistema convencional de produção. Nos ensaios de validação com outras cultivares comerciais em sistema orgânico, a produtividade ultrapassou 31 t/ha e, no sistema convencional superou 40 t/ha.

Tomate

A cultivar de tomate BRS Zamir é um híbrido do segmento grape para consumo fresco. A cultivar representa uma nova geração de híbridos enriquecidos: o teor do pigmento antioxidante licopeno alcança até 144 μg/g, enquanto outros híbridos comerciais do segmento grape no mercado brasileiro obtêm por volta de 40 μg/g. A cultivar é indicada para cultivo protegido ou em campo aberto no período seco, em as regiões produtoras,

A cultivar de tomate BRS Nagai é um híbrido do tipo saladete, também indicado para cultivo em todas as regiões produtoras do país, em campo aberto ou em ambiente protegido. O híbrido possui genes naturais que conferem resistência e/ou tolerância a mais de 40 variantes e raças de fungos, bactérias e vírus, o que minimiza a dependência de agrotóxicos e garante maior sustentabilidade do cultivo de tomate nas condições brasileiras.

Serviço

Agrobrasília
Data: 6 a 10 de julho
Onde: digital.agrobrasilia.com.br
www.embrapa.br/agrobrasilia-2020


Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.br/hortalicas


Notícia de 08/07/2020.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.