Contagem, quinta-feira, 28 de março de 2024.

Hortaliças em Revista: nova edição destaca a produção integrada de folhosas

A edição mais recente da publicação Hortaliças em Revista está disponível para download e, em sua reportagem de capa, traz uma matéria sobre Produção Integrada de Folhosas, Inflorescências e Condimentares (PIFIC), um sistema que estabelece práticas e procedimentos que podem reduzir em até 30% os custos do produtor dessas hortaliças, e garantir a oferta de alimento seguro e com alto padrão de qualidade.

A produção integrada preconiza as boas práticas agrícolas durante todas as fases de cultivo, colheita e pós-colheita. Ao todo, 32 espécies de hortaliças folhosas foram incluídas, no primeiro trimestre deste ano, no Sistema de Produção Integrada Agropecuário da Cadeia Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

A adesão à Produção Integrada é voluntária, no entanto, o cumprimento das normas garante ao produtor a concessão do selo ?Brasil Certificado?, que atesta o uso de boas práticas agrícolas, ambientais e trabalhistas na condução da cultura. A adoção das normas também permite a rastreabilidade atestando ao consumidor a procedência do alimento.

Também nesta edição da ?Hortaliças em Revista?, uma matéria resume os conteúdos disponibilizadas nos novos guias de campo da Embrapa, que facilitam a correta identificação de pragas em lavouras de hortaliças pelos produtores rurais. Os guias trazem imagens ilustrativas e informações básicas sobre insetos, ácaros e moluscos que ocasionam danos aos cultivos de alface, brócolis, couve-flor, morango, pimentão e tomate.

E, ainda, uma matéria sobre os primeiros passos do processo de validação do modelo de estação de tratamento de esgoto de baixo custo proposto por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Embrapa Hortaliças, em parceria com o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Os resultados parciais demonstram o padrão de qualidade da água residuária a ser utilizada para irrigação das plantas.

Artigos assinados

No mês em que a Embrapa Hortaliças completa 40 anos de existência, as primeiras páginas dessa edição trazem um artigo do pesquisador e chefe-geral Warley Nascimento sobre as principais contribuições para a Olericultura promovidas pela Unidade de Pesquisa com o objetivo de viabilizar soluções para as cadeias produtivas de hortaliças. O texto contempla também quais são os temas prioritários da pesquisa para fazer frente aos desafios impostos pelos cenários da agricultura tropical previstos para os próximos anos e décadas.

Nos artigos opinativos, os pesquisadores Ricardo Borges Pereira e Mariane Carvalho Vidal assinam, respectivamente, textos sobre a rotação e a sucessão de culturas no manejo de doenças, e sobre bioinsumos na produção orgânica. Por sinal, na seção ?Foco na Hortaliça?, é possível conhecer a cultivar BRS Paranoá, a primeira cenoura do mercado nacional desenvolvida e recomendada exclusivamente para o sistema orgânico. E mais: a couve-chinesa estampa a página da seção ?Receita?, que também ensina dicas sobre como comprar e consumir essa hortaliça.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

Fonte: www.embrapa.br/hortalicas