 A CeasaMinas realiza neste dia 25 a primeira edição do Curso de Caracterização Comercial de Frutas e Hortaliças. Esta primeira edição é voltada principalmente para profissionais da Prefeitura de Belo Horizonte, responsáveis pelas licitações de compras de frutas e hortaliças direcionadas a escolas, asilos, creches, restaurantes populares e hospitais, dentre outros estabelecimentos. Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) também participam da capacitação.
O curso visa oferecer aos alunos conhecimento suficiente para avaliar se os produtos recebidos estão de acordo com as especificações dos editais. "O que é um abacaxi graúdo? É aquele que tem entre 1,5 kg e 1,8 kg. Se o edital pede a compra desse abacaxi, quem compra tem que saber as características do produto", exemplifica o chefe da seção de Agroqualidade da CeasaMinas, Joaquim Alvarenga.
Segundo ele, muitas instituições utilizam o boletim informativo da CeasaMinas para elaborar os editais de compras, tomando por base os preços praticados diariamente para cada variedade e classificação no atacado.
O curso inclui orientações sobre 32 produtos, sendo 19 hortaliças (legumes e verduras) e 11 frutas, selecionadas a partir das demandas apresentadas pelos próprios participantes.
No caso da Prefeitura de Belo Horizonte, a expectativa é que, após o curso, os profissionais possam incluir nos editais novas especificações sobre os produtos, tornando o processo de compra mais eficaz. "Atualmente os editais trazem somente a especificação, por exemplo, do tipo tomate extra 2A. O objetivo do curso é também possibilitar detalhamento quanto a características como diâmetro, peso e comprimento", explica Alvarenga.
Programação Na parte da manhã, os participantes conhecerão na prática como é feita a pesquisa de preços no entreposto de Contagem, por meio de uma visita ao Mercado Livre do Produtor (MLP). No local, eles acompanharão pesquisadores de mercado responsáveis por coletar dados de preços junto aos produtores e comerciantes.
À tarde, haverá orientações sobre padronização, classificação, embalagem e rotulagem de frutas e hortaliças. Em seguida, serão repassadas noções sobre fisiologia pós-colheita de hortícolas. O curso será encerrado com uma apresentação da Seção de Informações de Mercado, em que serão apresentados temas como a elaboração do Boletim Diário de Preços.
Novas turmas ainda serão formadas para capacitar ao todo 60 profissionais.
Outras informações sobre o curso: Seção de Agroqualidade da CeasaMinas (31) 3399-2046 Mais informações: Departamento de Comunicação (31) 3399-2011/2012/2036
Notícia de 24/08/2022.
|