|
 O setor formado por legumes e verduras (hortaliças) manteve a trajetória de queda de preços na CeasaMinas, ficando 2,6% mais barato no comparativo com julho, no atacado do entreposto de Contagem. Na trajetória inversa, as frutas ficaram em média 3,2% mais caras, e os ovos apresentaram alta de 3,4%.
Segundo o chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas, Ricardo Fernandes Martins, a situação das hortaliças é especialmente influenciada pelo clima nas regiões produtoras mineiras, visto que o estado é responsável por 81% da oferta desses produtos.
“Com o setor das frutas ocorre algo diferente, porque a maior parte da oferta (65%) desses produtos é proveniente de outros estados, nos quais problemas climáticos como fortes chuvas ocorreram mais tardiamente neste ano. Por isso ainda sentimos o impacto do clima nos preços das frutas”, explica Martins.
Hortaliças
Entre as hortaliças, os produtos que mais contribuíram para a queda no preço médio foram pepino (-14,9%); repolho (-11,8%); batata (-12,7%); beterraba (- 10,6%); tomate longa vida (-10%) e cenoura (-8,7%).
Vale destacar a queda expressiva das cotações do tomate em relação ao primeiro semestre deste ano. Para se ter uma ideia, em abril a hortaliça chegou a ser comercializada no atacado, em média, a R$ 5,12/kg frente a R$ 1,62/kg no mês passado.
Das hortaliças que ficaram mais caras, os destaques do levantamento foram cebola (16,3%); moranga híbrida (9,8%); pimentão (8,3%) e inhame (2,3%).
Frutas
As frutas que mais influenciaram a alta do setor foram limão-tahiti (103,7%) e tangerina-ponkan (16,8%), ambos em fim de safra; banana-prata (6%); laranja-pera (3,9%) e maçã nacional (1,6%).
Apresentaram preços menores, por outro lado, mamão-havaí (-26,1%); melancia (-17,4%); morango (-7,5%) e manga (-7,4%).
De acordo com Ricardo Martins, mesmo apresentando quedas nos valores, alguns produtos ainda não estão nas melhores condições de preços para o consumidor. Por isso, a dica dele é sempre pesquisar bem na hora das compras.
Principais dicas de consumo para este mês: • Repolho • Abobrinha italiana • Tomate • Beterraba • Cenoura • Melancia
Outros dados sobre comercialização, incluindo o Boletim Diário de Preços, estão disponíveis no site da CeasaMinas, no link Informações de Mercado. Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035
Notícia de 06/09/2022.
|
|