CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sexta-feira, 29 de março de 2024.

Tecnofam 2022: pacote tecnológico apresenta novas cultivares de batata-doce, cenoura e alho

Como acontece a cada dois anos, o segmento formado por agricultores familiares vai conhecer as novidades tecnológicas desenvolvidas pela Embrapa durante a Tecnofam ? Tecnologias e Conhecimentos para a Agricultura Familiar. Em sua quarta edição, o evento, coordenado pela Embrapa Agropecuária Oeste, apresenta nos dias 13, 14 e 15 de setembro, em Dourados (MS), tecnologias que contribuem para o fortalecimento da produção agrícola de base familiar.

A partir desse pressuposto, a Embrapa Hortaliças (DF) leva para o evento cultivares que possuem características que se adequam às necessidades específicas da pequena propriedade. São novos ativos tecnológicos que representam uma importante ferramenta para diversificar a produção e proporcionar um incremento de emprego e renda ao universo da agricultura familiar: três cultivares de batata-doce ? BRS Cotinga, BRS Anembé e a BRS CIP-Nuti, desenvolvida em parceria com o Centro Internacional de La Papa (CIP), do Peru - a cultivar de cenoura BRS Paranoá, e ainda as cultivares de alho BRS Hozan, Amarante e Ito.

Batatas-doces ? as novas cultivares destacam-se pelos tons de roxo e laranja, que são indicativos do alto teor de compostos bioativos benéficos para a saúde, como as antocianinas e o betacaroteno. Podem ser destinadas ao processamento industrial na forma de chips e farinha (BRS Cotinga) e para o mercado de mesa, em preparos culinários (BRS Anembé). Já a CIP BRS Nuti possui casca e polpa alaranjada e dupla aptidão (indústria e mesa).

Cenoura ? lançada em 2021, cultivar BRS Paranoá apresenta característica de rusticidade e coloração alaranjada intensa, em virtude da sua alta concentração de betacaroteno (antioxidante que no organismo é convertido em vitamina A). Destaque nos quesitos destinação (cultivo orgânico e convencional), produtividade (até 60.000 kg/hectare) e uniformidade da raiz.

Alho ? BRS Hozan, Amarante e Ito são três as cultivares de alho livre de vírus (ALV) que fazem parte do conjunto de tecnologias da Embrapa no evento. As vantagens dos materiais tratados com a tecnologia do ALV referem-se ao aumento da produtividade de até 50%, podendo chegar a 80% para os alhos nobres, maior valor comercial da produção ? em razão da qualidade e do tamanho dos bulbos -, o que resulta em maior renda para o produtor e redução dos custos finais de produção, com o menor uso de defensivos.

Vale destacar que todas as tecnologias descritas contam com materiais de divulgação como folders e pôsteres, além da demonstração do seu uso culinário, a exemplo de batatas-chips, bolo de cenoura e pasta de alho.

Para Henrique Carvalho, analista e chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, da Embrapa Hortaliças, o conjunto de tecnologias desenvolvido pela Unidade tem uma relação direta com a agricultura familiar, ao possibilitar a diversificação da lavoura, melhor produtividade com menor custo de produção, mais eficiência no uso de insumos e maior adaptabilidade aos efeitos das mudanças climáticas. ?A Tecnofam, portanto, é uma das grandes vitrines de exposição dessas tecnologias para gerar ganhos ao agricultor familiar?, pontua Carvalho.

SAIBA MAIS

Com a coordenação da Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados/MS), a Tecnofam reúne apoiadores e parceiros da iniciativa privada, empresas e instituições públicas e conta com a participação de outras nove Unidades da Embrapa: Gado de Corte (Campo Grande/MS), Gado de Leite (Juiz de Fora/MG), Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas/BA), Pantanal (Corumbá/MS), Soja (Londrina/PR), Suínos e Aves (Concórdia/SC), Uva e Vinho (Bento Gonçalves/RS), Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) e Hortaliças (Brasília/DF).

Confira a programação completa no endereço https://bit.ly/3APSHnh.

Fonte: Embrapa Hortaliças


Notícia de 14/09/2022.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.