O entreposto de Contagem recebeu nesta terça-feira (27) a visita de 21 alunos do curso de Agronomia do UniBH. Durante o trajeto, os estudantes passaram por alguns dos locais mais representativos da central de abastecimento, tal como o Mercado Livre do Produtor (MLP) e empresas atacadistas de alimentos. O grupo foi conduzido por Valdir Campos, técnico da CeasaMinas ligado à Seção de Agroqualidade.
O roteiro da visita teve início com uma passagem pela portaria principal da CeasaMinas, onde é realizado o controle de entrada das mercadorias comercializadas no entreposto. Em seguida, o grupo conheceu o processo de beneficiamento de laranjas na empresa Gravatá. Na loja Camponês, o foco foi o comércio de variedades de batatas e cebolas.
O próximo ponto visitado foi a HGP Condimentos, onde são comercializados, dentre outros produtos, castanhas, farinhas e temperos.
No MLP, os estudantes puderam conhecer como é realizado o processo de marcação de áreas pelos produtores rurais, bem como outras peculiaridades do espaço. Nesse pavilhão, cerca de 3,5 mil produtores rurais comercializam hortigranjeiros exclusivamente produzidos no estado.
O roteiro ainda contou com uma visita à Benassi Minas, especializada em frutas nacionais e importadas, e à Linhares, cujo destaque é uma câmara de climatização de bananas.
Prática Os alunos foram acompanhados pelos professores Carlos Pedrosa e Saulo Saturnino de Sousa. De acordo como Pedrosa, a visita foi importante por propiciar aos estudantes "ver o conhecimento técnico das aulas ocorrendo na prática da comercialização".
Ele lembrou que vários tópicos abordados durante o roteiro fazem parte de disciplinas estudadas em sala de aula, tais como pós-colheita, logística, administração e genética.
O agendamento de visitas técnicas pode ser realizado pelo site, mas os interessados devem ficar atentos aos requisitos. Acesse www.ceasaminas.com.br e clique em Visita Técnica, dentro da opção Serviços.
Mais informações: Departamento de Comunicação CeasaMinas 31 3399-2011/2012/2035.
Notícia de 27/09/2022.
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