CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, quarta-feira, 17 de abril de 2024.

Ministro vai solicitar retirada da CeasaMinas de programa de desestatização

CeasaMinas

O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira (PT), anunciou nesse dia 16/3 que vai solicitar ao presidente Lula a retirada da CeasaMinas do Plano Nacional de Desestatização (PND). O anúncio foi dado durante solenidade no entreposto de Contagem da estatal, com a presença de empresários atacadistas, produtores rurais, carregadores, funcionários da Administração da CeasaMinas e demais trabalhadores.

Segundo Teixeira, também será criado pelo governo federal um grupo de trabalho, que deverá atuar por 90 dias, a fim de debater o melhor modelo de gestão para a CeasaMinas, cujo leilão de desestatização está suspenso desde dezembro do ano passado.

"Vou pedir autorização ao presidente Lula para tirar a CeasaMinas do PND para abrir o debate sobre o abastecimento, discutir o papel da central e qual o melhor desenho da empresa dentro do programa de abastecimento", afirmou.

"Se não retirarmos do PND, não se faz nenhum investimento. Temos que fazer investimentos aqui", destacou o ministro, ao lembrar a importância da empresa para o mercado de abastecimento. ?Todo sacolão, supermercado e feirante vem aqui comprar seus produtos. Temos uma convivência de 70 mil pessoas no entreposto de Contagem e temos que cuidar dessas pessoas".

Agricultura familiar

Teixeira ainda destacou a relevância da CeasaMinas especialmente para os agricultores familiares que trazem seus produtos para serem comercializados nos entrepostos. Estima-se que cerca de 65% dos produtores cadastrados na CeasaMinas fazem parte do segmento da agricultura familiar. "Portanto, o futuro de uma empresa como essa tem que ser pensado e planejado com todas as consequências".

O ministro anunciou também a ampliação do Programa Nacional de Alimentação (PNAE), o qual prevê a compra de 30% de produtos diretamente da agricultura familiar. "São verduras, legumes e proteínas para que as crianças se alimentem bem e melhorem seu desempenho escolar".

Ele também informou que o governo federa vai lançar, no próximo dia 22/3, em Recife (PE), nova edição do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). "Serão R$ 500 milhões para, junto das prefeituras, adquirirmos produtos de agricultores familiares e distribuirmos a entidades assistenciais que atendem populações em vulnerabilidade alimentar".

"O Brasil vive uma situação em que o agronegócio vai bem, com produtividade alta, mas temos 33 milhões de pessoas passando fome e 100 milhões em insegurança alimentar. Precisamos produzir comida de qualidade para o povo e essa é uma tarefa da agricultura familiar", destacou.

Entre as ações voltadas à produção de alimentos, o ministro também citou a reformulação de créditos rurais, estímulo a formação de cooperativas de agroindústria e fortalecimento da assistência técnica a mulheres do campo.

Nova esperança

O presidente da CeasaMinas, Luciano Oliveira, destacou que a visita do ministro ao entreposto trouxe "esperança à estatal", abrindo novas perspectivas para o fortalecimento do abastecimento agroalimentar e de políticas sociais de combate à fome.

A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), afirmou, durante a solenidade, que a visita do ministro deixa todos da CeasaMinas, dos trabalhadores aos empresários, mais tranquilos em relação ao debate que será realizado pelo governo federal sobre o presente e o futuro. Marília ainda elogiou a iniciativa da formação do grupo de trabalho, o qual, segundo ela, "vai representar a possibilidade de compartilhar diagnósticos e ouvir propostas".

Também participaram da solenidade, dentre outros convidados, os representantes das associações dos concessionários (ACCeasa), Noé Xavier; dos produtores rurais das Ceasas (Aphcemg), Ladislau Jerônimo; dos catadores autônomos (Asmac), Raquel Gomes de Almeida; dos carregadores dos MLPs (Sindicar), Reginaldo Gregório; da cooperativa de produtores (Coophemg), José Antônio Dias; do sindicato dos trabalhadores da CeasaMinas, Sânia Barcelos (Sindsep/MG); da associação dos empregados (Arbece), Francisco Silva e da associação dos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Granbel), Ilce Rocha, que também é prefeita de Vespasiano.


Mais informações:
Departamento de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012


Notícia de 17/03/2023.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.