CEASAMINAS - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
  Contagem, sexta-feira, 29 de março de 2024.

CeasaMinas promove evento para produtores rurais em Carandaí

Carlos Gabriel

A CeasaMinas promoveu nesse dia 24 uma reunião na Câmara Municipal de Carandaí para reaproximar a estatal do produtor rural. A intenção é repetir a mesma atividade em outras localidades de Minas Gerais. Carandaí é o segundo município que mais fornece hortigranjeiros para serem comercializados nos entrepostos da CeasaMinas. A atividade teve apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG) e do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), além do próprio poder legislativo municipal.

O presidente da CeasaMinas, Luciano Oliveira, destacou a importância do produtor rural de Carandaí para o abastecimento alimentar em Minas Gerais. "Vocês geram emprego e riqueza, contribuem com o abastecimento familiar na CeasaMinas, haja vista que, desde sua fundação, a CeasaMinas conta com agricultor de Carandaí. Passaram com a segunda e até terceira geração, tornando com maestria aquele entreposto pujante, não só lá em Contagem como em Juiz de Fora", afirmou ele.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valério Domingos (PSD), também reconheceu o trabalho dos produtores rurais e disse que as palestras promovidas pela CeasaMinas foram muito positivas. "Os produtores são a alavanca mestra da nossa economia, o carro chefe. Isso faz engrandecer todos nós que somos de uma cidade estritamente agrícola. Tudo que vier para o nosso município para somar, para trazer informações é bem vindo. Eu valorizo muito essa troca de conhecimentos em nosso município e isso só faz engrandecer todos nós", disse ele.

O produtor rural Sebastião Vitoretti esteve no local e concordou com o presidente da Câmara. "Achei as palestras muito boas. Já cheguei a levar mercadorias para a Ceasa/RJ e para a Ceasa de São Paulo (Ceagesp), mas a CeasaMinas é a melhor", opinou ele.

Para o secretário de Agricultura de Carandaí, Célio Manulli, o efeito das palestras foi positivo. Segundo ele, parte do sucesso do município na agricultura deve-se ao trabalho integrado da prefeitura, IMA e Emater/MG no Núcleo de Apoio ao Produtor. "Ele facilita a vida de quem planta. Boa parte da nossa produção vem da agricultura familiar, que hoje representa 73% dos produtores do município".

Palestras

O primeiro palestrante foi o chefe do Departamento Técnico da CeasaMinas (Detec), Wilson Guide. Ele destacou que, somente no ano passado, foram comercializados 2,2 milhões de toneladas de produtos na CeasaMinas e isso gerou um valor de R$ 9 bilhões aproximadamente. Se fosse uma cidade, a CeasaMinas seria a 10ª maior de Minas Gerais.

O chefe da Seção de Agroqualidade da CeasaMinas (Seagro), Michel Rodrigues, divulgou o calendário de comercialização dos produtos, disponível aqui neste link. Ele é importante para que produtores e consumidores saibam a época do ano em que os produtos tendem a estar mais caros, estáveis ou mais baratos.

O coordenador estadual de Olericultura da Emater/MG, Georgeton Soares, destacou que o Boletim Informativo de Produção colabora para combater a presença de atravessadores no Mercado Livre do Produtor (MLP). O documento informa a quantidade esperada da safra de cada lavoura. Já o engenheiro agrônomo do IMA Rodrigo de Faria Paiva alertou para os perigos de não se usar defensivos agrícolas adequadamente.

Já Joaquim Alvarenga, engenheiro agrônomo da CeasaMinas, abordou, em sua palestra, os benefícios da rastreabilidade de hortigranjeiros.

Mais informações:

Departamento de Comunicação: (31) 3399-2011


Notícia de 26/04/2023.

Endereços:
Unidade de Contagem
Rodovia BR-040 km 688 - Kennedy
Contagem, MG, Brasil. CEP: 32.145-900
Telefone: (31)3399-2050

Unidade de Uberlândia
Rodovia BR-050 KM 76 - Segismundo Pereira
Uberlândia, MG, Brasil. CEP: 38.408-369
Telefone: (34)3234-1277

Unidade de Juiz de Fora
Avenida Doutor Simeão de Faria, nº 2525 - Santa Cruz
Juiz de Fora, MG, Brasil. CEP: 36.088-000
Telefone: (32)99163-5460

Unidade de Barbacena
Rodovia BR-040, km 698 - Caiçara
Barbacena, MG, Brasil. CEP: 36.204-666
Telefone: (32)3331-6242

Unidade de Caratinga
Rodovia BR 116, Km 529 - Nossa Senhora das Graças
Caratinga, MG, Brasil. CEP: 35.300-970
Telefone: (33)3321-7243

Unidade de Governador Valadares
Rodovia BR 116, Km 413 - Turmalina
Governador Valadares, MG, Brasil. CEP: 35.042-060
Telefone: (33)99110-0011



Copyright © - Todos os direitos reservados - Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S.A.
DETIN - Departamento de Tecnologia da Informação da CeasaMinas.