 A retirada da CeasaMinas do Plano Nacional de Desestatização (PND) e a revogação do edital do leilão foram tratados em reunião nesse dia 24/5 entre representantes da empresa, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest).
A responsável pela elaboração da nota técnica de retirada da estatal do PND, assessora do MDA Gabriela Pudenzi, deverá levar as demandas ao ministério. O encontro ainda contou com a participação de Maria José Duarte, coordenadora-geral de Avaliação e Monitoramento de Estatais, que integra a Diretoria de Governança e Avaliação de Estatais da Sest.
O presidente Luciano Oliveira e as duas também se reuniram com Noé Xavier, presidente da Associação Comercial da Ceasa (ACCeasa). Ainda durante a manhã, Gabriela e Maria visitaram o entreposto de Contagem.
Nota de esclarecimento
A CeasaMinas divulgou neste mês de maio nota de esclarecimento sobre o processo de privatização da empresa.
No texto, a CeasaMinas lembrou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) encerrou, no último dia 18 de abril, a Sala de Informações (“dataroom”) do processo de desestatização. Diante disso, já foram iniciadas as tratativas junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para o cancelamento do processo.
A nota ressaltou que a solicitação de retirada do PND foi um compromisso do ministro Paulo Teixeira durante visita à CeasaMinas, no último dia 16/3. A estatal ainda esclareceu que futuros investimentos e eventuais renovações de contratos de concessão deverão ser tratados após o cancelamento do processo de privatização.
“A CeasaMinas foi transferida para o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Portanto, o objetivo a ser desenvolvido é a ampliação de políticas públicas e apoio aos pequenos e médios produtores rurais. Serão implementados novos programas e projetos, em parceria com o MDA, visando o fortalecimento da agricultura familiar e do abastecimento alimentar”, acrescenta o comunicado dirigido à imprensa.
Outras informações: Decom CeasaMinas (31) 3399-2012/2026 www.ppi.gov.br
Notícia de 25/05/2023.
|