.jpg) O posto de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos construído na CeasaMinas – Contagem vai entrar em operação em setembro. O anúncio foi feito durante ação realizada no entreposto em comemoração ao Dia Nacional do Campo Limpo. Ao longo desta semana, produtores rurais estão devolvendo essas embalagens diretamente no MLP.
A ação é realizada pelo inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Segundo Jair Furlan Jr., engenheiro agrônomo e coordenador de operações do inpEV, o evento facilita o cumprimento da legislação pelos produtores, que têm a obrigação de realizar a correta lavagem das embalagens após o uso e, em seguida, descartá-las em unidades de recebimento apropriadas.
O produtor de gado de corte Ademir Barros Figueiredo, do município de Itabira, aproveitou o Dia do Campo Limpo para devolver as embalagens de agrotóxicos que ele utiliza no preparo do pasto. “Recebi a visita do IMA na fazenda e fui informado sobre a ação. Fiz a lavagem, seguindo as orientações, e trouxe as embalagens aqui pra Ceasa. É uma forma de cuidar do meio ambiente”, conta Ademir.
Além do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), mencionado pelo produtor, a ação também é apoiada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros das Ceasas do Estado de Minas Gerais (Aphcemg) e Associação dos Revendedores de Defensivos Agrícolas do Vale do Paraopeba e Região (Ardavpr), além da própria CeasaMinas, por meio da Seção de Agroqualidade.
Mais informações: Seção de Comunicação: 31 3399-2011/2035 Notícia de 31/08/2023.
|