|
.jpeg) Os hortigranjeiros, grupo formado por legumes, verduras, frutas e ovos, ficaram, em média, 2,1% mais baratos em junho, no comparativo com maio, no atacado do entreposto de Contagem da CeasaMinas. O grupo manteve a trajetória de queda verificada em maio, quando o preço médio dos hortigranjeiros havia recuado 5,1%. A previsão é que o 2º semestre seja mais favorável ao consumidor, graças à melhoria das condições climáticas, o que eleva os volumes ofertados, deixando os valores mais acessíveis.
As hortaliças (legumes e verduras) apresentaram redução de preço de 2,5%. Dentro desse setor, os destaques das quedas foram repolho (-27,9%); beterraba (25,3%); cenoura (-21,9%); chuchu (-21,4%) e cebola (-15,8%). Entre os fatores que contribuíram para o recuo nas cotações, está o clima mais frio, que normalmente reduz a demanda por alguns produtos.
Por outro lado, o desenvolvimento mais lento da planta no frio pode prejudicar a oferta de hortaliças mais sensíveis, pressionando as cotações no mercado. Entre os destaques das altas em junho estão milho-verde (38,2%); quiabo (26,5%); abobrinha-italiana (22,8%); tomate (17,6%) e batata (16,1%).
Vale lembrar que o preço do tomate já começou a apresentar quedas desde a segunda quinzena de junho. "A previsão é que o valor do tomate mantenha essa trajetória de queda ao longo de julho", afirma Ricardo Fernandes Martins, chefe da Seção de Informações de Mercado da CeasaMinas.
Frutas
O valor médio das frutas em junho ficou 2,8% mais baixo em relação a maio. A menor procura por esses produtos no frio também ajuda a explicar a variação. Os destaques foram mamão-havaí (-45,1%), mamão-formosa (-23%); melancia (-20,8%); banana-prata (-13,8%) e uva-niágara (-3,7%).
Na trajetória inversa, ficaram mais caros manga (20%); goiaba (7,9%); limão-tahiti (6,8%); abacate (5,8%) e maçã-nacional (3,9%).
Ovos
Os ovos apresentaram elevação no preço médio de 2,7%, oscilação que foi influenciada, entre os outros fatores, pelo aumento da demanda típica do clima mais frio.
Dicas de consumo para julho
Hortaliças
Couve-flor
Repolho
Chuchu
Abóbora-moranga
Mandioca
Frutas
Banana-nanica
Limão-tahiti
Mamão-formosa
Melancia
Tangerina-ponkan
Outros dados sobre comercialização, incluindo o Boletim Diário de Preços, estão disponíveis no site da CeasaMinas, no link Informações de Mercado.
Mais informações:
Seção de Comunicação CeasaMinas (31) 3399-2011/2012/2035
Notícia de 08/07/2024.
|
|