A CeasaMinas realizou nessa madrugada (27/09) mais uma operação na portaria principal do entreposto de Contagem com o objetivo de combater caixas irregulares no mercado. Na ação de hoje, os orientadores de mercado abordaram 300 veículos que transportavam caixas vazias para conferir se elas estavam com laudo de higienização.
Desse total, 110 estavam em situação irregular. “Os motoristas desses caminhões são orientados e conduzidos para fora do entreposto para que procurem uma empresa de higienização de caixas e depois retornem com as caixas higienizadas”, explica Wilson Guide, chefe do Departamento Técnico da CeasaMinas.
Além de veículos transportando caixas de plástico sem laudo de higienização, foram identificados dois caminhões carregados cuja mercadoria estava em desacordo com a nota fiscal, um caminhão carregado de cebola que não apresentou documentação na guarita e um caminhão de laranja que estava com o PTV (Permissão de Trânsito Vegetal) em desacordo com a carga. Esse último foi fiscalizado pelo IMA (Instituto Mineiro de Agropecuária), parceiro da CeasaMinas na ação.
Além da operação na portaria, a CeasaMinas também tem realizado ações de fiscalização dentro do mercado, abordando carrinhos com caixas vazias. As caixas que não apresentam laudo de higienização são apreendidas. As ações são coordenadas pelo Departamento Técnico e pelo Departamento de Operações de Mercado da CeasaMinas, com apoio da Polícia Militar e Segex Segurança Privada.
Legislação
“É importante lembrar que todas essas ações estão baseadas no Regulamento de Mercado da CeasaMinas e na Instrução Normativa n° 1164, uma instrução conjunta entre CeasaMinas, Seapa e IMA”, diz Wilson Guide. A Seapa é a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais.
De acordo com a norma, veículos que transportam hortícolas somente podem entrar nas dependências dos entrepostos da CeasaMinas com produtos acondicionados em caixas de madeira ou de papelão de primeiro uso (acompanhadas de nota fiscal de compra das embalagens) ou de plástico retornáveis (acompanhadas do atestado de higienização).
Seção de Comunicação
31 3399-2011/2035/2036
Notícia de 27/09/2024.
|