 A CeasaMinas realizou hoje, 13/2, uma ação contra o trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes na portaria de entrada do entreposto de Contagem. A ação teve apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese) e Polícias Civil e Militar. A atividade faz parte de uma campanha que a CeasaMinas está fazendo desde o início de agosto de 2025 para atender a um Termo de Ajustamento de Conduta (Tac) assinado junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).
Repercussão no carnaval de Belo Horizonte
Foi distribuído um material informativo focado no carnaval, já que em grandes festas, ainda são comuns situações de violação dos direitos de crianças e adolescentes, decorrentes da omissão dos pais, da sociedade ou do Estado.
A ação vai se refletir no carnaval de Belo Horizonte, já que uma imensa quantidade de bares e restaurantes que funcionarão no carnaval compram seus ingredientes na CeasaMinas. O mesmo acontece com milhares de ambulantes cadastrados que abastecem seus isopores com bebidas compradas nas distribuidoras que ficam no entreposto de Contagem.
Combate ao trabalho infantil na CeasaMinas
Para comprovar a importância que a CeasaMinas dá ao combate ao trabalho infantil, a diretoria da estatal publicou uma Resolução que implementou um programa permanente para impedir a exploração desse tipo de mão de obra. Na prática, desde agosto, já foram realizadas dezenas de blitzen nos pavilhões da CeasaMinas e nas portarias do entreposto de Contagem e as informações referentes a estas ações foram encaminhadas para o MPT.
Disque denúncia
A CeasaMinas criou um disque denúncia contra o trabalho infantil nos seus entrepostos. O número é (31) 3399-2043.
Campanha
Além das blitzen e do disque denúncia, o perfil da CeasaMinas no Instagram (@ceasaminas.oficial) também está divulgando uma série de conteúdos voltados para o combate ao trabalho infantil.
Mais informações:
Seção de Comunicação: (31) 3399-2011 Notícia de 13/02/2026.
|